Please reload

Posts Recentes

Meio Ambiente e a agricultura nacional de lúpulo

June 6, 2016

       Hoje, dia mundial do Meio Ambiente, ainda que muito consciente em relação as questões ambientais, como consumo racional e sustentabilidade, (assuntos já explorados em blogs anteriores) ou ainda questões concernentes a produção de cervejas orgânicas, reservo-me aqui o direito de explorar especificamente um insumo básico e essencial a uma boa cerveja: o lúpulo e seu cultivo aqui no Brasil. Isso mesmo! Seria utopia ou estamos realmente próximos de concretizar mais um grande progresso dentro do crescente mercado das cervejas especiais no Brasil?!

      Para regozijo de muitos, em especial “lupulomaníacos” de plantão e produtores de cervejas artesanais, que mesmo perante inúmeras adversidades, como dificuldade em encontrar insumos adequados, assim como tributações altíssimas para aquisição dos mesmos, a possibilidade de um cultivo local, seria extremamente benéfica, principalmente, aos pequenos produtores artesanais e ao comércio local.

      Segundo o portal G1 do Globo Rural, atualmente o Brasil importa cerca de quatro mil toneladas de lúpulo por ano, em números, isso representa um montante de R$ 200 milhões de reais. Em reportagem exclusiva com o empresário agrônomo Rodrigo Veraldi, que abriu as portas de seu sítio em São Bento de Sapucaí, próximo a Campos do Jordão (SP), ele relata como obteve surpreendente sucesso em sua iniciativa no plantio de lúpulos.

     A princípio, a ideia pareceu loucura a muitos, considerando que a cidade fica a 1700 metros de altura e o clima gelado da região, registrando em média 40 geadas por ano. Há 10 anos atrás, houve a primeira tentativa de plantio de lúpulos, porém em estufas, nada muito expressivo, cinco anos depois eis que surge o primeiro pé de lúpulo, único sobrevivente após várias tentativas frustradas, resultado de uma mutação genética, que se adaptou bem ao solo. Hoje, a Serra da Mantiqueira já possui 2500 pés de lúpulo por hectare. Já houveram muitas outras tentativas de plantio em algumas regiões da Serra Gaúcha e Catarinense, mas algumas fracassaram e outras ainda em fase inicial.

      O lúpulo é matéria prima indispensável a uma boa cerveja, a ele são atribuídas características marcantes como aroma, sabor e amargor, porém como a maior parte do lúpulo utilizado no Brasil vem da Austrália e EUA,  geralmente em “Pellets” , sua conservação é delicada e de rápida deterioração, perdendo algumas características quando comparados ao lúpulo fresco, em flor. Sendo assim, a possibilidade de um cultivo local, representa um considerável avanço na produção de cervejas especiais no Brasil, barateando matérias primas e consequentemente, o preço para o consumidor final. Confira o vídeo com a reportagem completa, e ficamos na expectativa por mais lúpulos de origem nacional...

    Ein Prosit!

 

 

Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Adriana Specht
Sommelière de Cervejas

Receba nossa Newsletter

Acesse nossas redes sociais fique por dentro das Novidades!
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle