Posts Recentes

Dia Mundial da Água: a importância do fator hídrico para nossas Cervejas Especiais!


E neste dia mundial da água, resolvi abordar um tema pouco explorado, porém de fundamental importância para a qualidade de uma cerveja especial, as características da água utilizada no processo de fabricação.

Mas para não perder o foco sobre consumo consciente, devo registrar aqui, que antigamente eram necessários cerca de 11 litros de água para uma produção de 1 litro de cerveja, hoje graças a advento tecnológico esse volume diminuiu para apenas 3 litros. É fato que nos dias de hoje existem equipamentos capazes de transformar qualquer água, em potável, adquada para consumo. Ainda assim, muitos amantes das cervejas artesanais preservam a tradição de utilizar água proveniente de poços artesianos, conferindo a suas produções características únicas.

Atualmente, algumas das cervejas especiais mais conhecidas no mundo inteiro, tem como principal característica o local de onde vem a água utilizada para a produção de consagrados estilos, como o caso da Pilsen, Vienna e Dortmund que tem suas águas provenientes dessas regiões, lhes conferindo propriedades exclusivas e marcantes. A alemã Alpirsbacher Klosterstoff, por exemplo, é famosa mundialmente por conter água da lendária Floresta Negra. Infelizmente, na produção caseira, alguns ainda pecam por dar pouca atenção a esse quesito fundamental na hora de produzir uma cerveja de qualidade.

Outro aspecto de suma importância é o PH da água, que normalmente deve oscilar entre 5,2 e 6,5 durante todo o processo de produção, e é fator determinante para o sucesso de uma cerveja especial. Um ingrediente tão precioso quanto esse, responsável por 90% da composição da cerveja, merece aqui nossa lembrança! Dia 22 de março, dia mundial da água!

Ein Prosit!

Siga
No tags yet.
Procurar por tags
Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Adriana Specht
Sommelière de Cervejas